Quem sou eu?

Meu nome é Lourenço Stelio Rega, nasci em 1953 na cidade de Suzano-SP.

Vida acadêmica
Em 1970 me formei como técnico em Contabilidade pela Escola Comercial do Liceu Santo Antônio de Suzano. Em dezembro de 1978 obtive o grau de Bacharel em Teologia, pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde também, em setembro de 1992 obtive o grau de Mestre em Teologia, com especialização no campo da Ética Teológica, defendendo a dissertação/tese: Implicações éticas do jeitinho brasileiro - como ser cristão e brasileiro ao mesmo tempo?. Em junho de 1992, concluí o curso de pós-graduação latu-sensu em Administração de Empresas (núcleo de Análise de Sistemas) na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP-SP). Em dezembro de 1996 obtive o grau de Licenciatura em Filosofia pelas Faculdades Associadas Ipiranga (FAI, SP, hoje UNIFAI). Em abril de 2001 obtive o grau de Mestre em Educação (História Política Sociedade) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no núcleo de História da Educação. Em agosto de 2007 obtive o grau de Doutor em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Cat
ólica de São Paulo, fazendo um diálogo entre a História e a Teologia, a tese intitulou-se "A 'outra' História da Igreja escrita a partir do Outro, pobre e oprimido - a Alter-História constuída por Enrique Dussel". Estou desenvolvendo pesquisas no campo da Sociologia da Religião estudando a aplicação do Paradigma econômico da Escolha Racional aos novos movimentos religiosos.

Vida Online
Desde fevereiro de 1984 estou envolvido no campo da informática, sendo o meu primeiro contato com a arquitetura Sinclair. Aprendi e trabalhei com o Basic Sinclair, Assembler Z-80 para esta plataforma. Já trabalhei com os seguintes microcomputadores: Sinclair, Scopus mc10, Itautec, e os da linha PC. Meu primeiro contato com o MSDOS foi na versão 2.11, tendo acompanhado a evolução deste sistema até os dias de hoje quando tem sido substituído pelo padrão Windows (ou seria Ruindows??).

Desde fevereiro de 1999 estou mergulhado na tecnologia Palm Pilot, já possuí um Palm III, IIIx, IIIxe, m505, n515, Tungsten T3, tugnsten T5, agora substituído por um Palm Life Drive com 64Mb de RAM (quase toda lotada), um disco rígido de 4Gb (ainda com espaço) e um cartão de memória de 1Gb. Meu Palm, meu celular GSM/Claro, SonyEricsson W800i (SD Card de 512Mb) e K790i (SD Card de 2 Gb) que com meus computadores se comunicam entre si via Bluetooth ou, em alguns casos, em IRDa ou mesmo em Wi-Fi. Com meu Palm e celular GSM da Claro acesso a internet, consultando sites e correio, inclusive consultando o acervo da Biblioteca da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, que conta com mais de 34.000 exemplares.

Com a vinda da Internet, passei a utilizar esse recurso em meu trabalho e comunicação. Com a ajuda des meus filhos Rogério, Raphael e mais alguns amigos da rede, programo minhas páginas, utilizando diversos recursos tecnológicos para isso. Para mim a Internet é um grande supermercado ou empório, onde é possível encontrar todo tipo e qualidade de informação. O senso de eticidade no uso da Internet passou a ser um referencial necessário.

Vida Offline
Minha diversão é estar on-line o tempo todo. Dizem (as boas e as más línguas) que vivo ligado em 220 volts. Com meu celular, um Rádio-Claro da Teológica e o meu Palm na cintura o tempo todo (eu tiro tempo para dormir e para tomar banho, é claro!) me sinto vestindo informática. Meu filho mais velho, Rogério e o do meio, Raphael, já foram contaminados pelo vírus infomaníaco e agora nós três somos consultores uns dos outros. Eles dois trabalham profissionalmente no ramo, Rogério na área educacional em informática corporativa e Raphael na área de segurança e auditoria de sistemas. Rogério também é piloto privado de avião e, como o dinheiro anda curto, não tem podido voar como queria. O filho mais novo, Renato, gosta de música, toca violão e contra-baixo (um Cort de cinco cordas), ele é a veia artística da família e está atualmente cursando administração de empresas e adorando o curso.

Por falar em família, eu sou casado com uma princesa muito paciente, Givanilda, que me compreende nestes quase 28 anos de casados. A Givanilda trabalha com esposas de pastores, ajudando-as a construir o seu projeto sadio e criativo de vida. Ela também deu aulas na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (A família do pastor; e, A esposa do pastor e o seu projeto de vida). Atualmente cursa Psicologia na UNINOVE.

Vida Profissional
Sou educador e teólogo batista, e Diretor Geral da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde iniciei minha carreira como aluno em 1975 e estou até agora, com exceção de um período de 1 ano e 5 meses, quando fui morar com minha família na Ilha de Vitória, ES, para iniciar a implantação de um projeto de educação religiosa na Igreja Batista da Praia do Canto, onde tenho grandes e inesquecíveis amigos. Na Teológica, como é o apelido da Faculdade, já fui monitor de professores (inesquecíveis: Thurmon Earl Bryant e Richard Julius Sturz), assistente do Diretor e do Deão, fui Deão Acadêmico da Graduação (hoje o cargo se chama Coordenador Acadêmico) e Coordenador do Programa de Mestrado em Teologia. Minha vida gira em torno da educação teológica e ministerial. Também dou aula de Ética, sendo o professor titular desta cadeira na Teológica. Além disso, dou aula de Bioética, Ética e Cultura, Técnica de Exegese do Grego do Novo Testamento.

Tenho quatro livros publicados:

1) Noções do
Grego Bíblico, que é uma gramática do grego do Novo Testamento. Já sairam três edições, e sete reimpressões. Ao total já foram vendidos mais de 36.000 exemplares (e com certeza não estou rico, nem recebo muito por isto - sabe, escritor brasileiro ... ). Esta gramática tem sido responsável pela formação de diversas gerações de pessoas que estudam a Bíblia no Brasil. Tenho notícias de que ela é utilizada em Portugal, na Africa (países de fala portuguesa) e nos Estados Unidos. Sairam 4 edições e 7 reimpressões, com cerca de 30.000 exemplares vendidos. Em 2004 este livro foi revisado com a ajuda do colega, prof. Johannes Bergman, então o livro saiu numa nova edição com o título Noções do grego bíblico - gramática fundamental. O livro, nesta nova forma, foi duplamente premiado na Bienal do Livro em 2005, no Rio de Janeiro.

2) Libertação e Sexualidade - uma análise
, é um livrete que escrevi como monografia quando era aluno do curso de Mestrado em Teologia, para analisar os pressupostos interpretativos de Robinson Cavalcanti sobre a sexualidade em seu livro Libertação e Sexualidade. Procurei demonstrar que a fonte da verdade para o Robinson não era a Bíblia, mas a cultura e a biologia. Eu soube que ele ficou um pouco zangado com este meu livreto, mas até agora não conversou comigo sobre o assunto.

3) Dando um jeito no jeitinho - como ser ético sem deixar de ser brasileiro
. Este livro é uma transformação de minha dissertação/tese do curso de Mestrado em Teologia. Sem dúvida este livro vai mexer com muita gente ao tratar sobre os aspectos éticos do jeitinho brasileiro, documentando as mais variadas manifestações deste fenômeno que se tornou a força motora que controla praticamente todas as esferas da vida nacional. Será que algum brasileiro poderá dizer "nunca dei jeitinho em nada"? O livro foi premiado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em 2001.

4) Paulo, sua vida e sua presença ontem hoje e sempre. Fui o organizador deste livro que conta com 13 capítulos sobre o pensamento do apóstolo Paulo, escrito por 12 autores, dos quais 5 são estrangeiros. Este livro é um festschrift, isto é, um livro comemorativo, pois foi organizado em homenagem aos 70 anos de vida do Pr. Irland Pereira de Azevedo, professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Este livro ficou em segundo lugar na premiação da ASEC (antiga ABEC) na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em 2005.

Sou conferencista no campo da Ética e Bioética. Tenho também sido chamado pela Convenção Batista, seja no âmbito estadual, seja no âmbito nacional, para ajudar o povo batista a repensar o atual momento de nosso trabalho denominacional, assim, fui relator e depois assessor do GT Repensando a Convenção Batista Brasileira; fui também relator e assessor do GT Reestruturação da Convenção Batista do Estado de São Paulo e tenho proferido conferências em diversas partes do Brasil sobre política denominacional aos batistas.

Um outro campo em que sou apaixonado é Liderança e Planejamento. Já tenho alguns livros em fase de construção sobre Alta Gerência, Liderança, Planejamento Estratégico e Técnicas de Liderança para entidades sem fins lucrativos, igrejas e instituições religiosas.

Mas o que me atrai mesmo é o campo da Educação, seja ela teológica, religiosa ou secular. Tenho escrito artigos e proferido conferências sobre a Educação, Liderança, Igreja, Adoração e política denominacional. Além disso, atualmente tenho feito estudos sobre o tema teoria e metodologia da História dentro do programa do doutorado na PUC-SP.Gosto do diálogo e de trabalhar em equipe, atos essenciais da vida de um educador.

Fui, por 5 anos, Presidente da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET). Meus desafios na ABIBET foram: dinamizá-la e desmistificar o reconhecimento dos cursos Teológicos superiores no Brasil, após a homologação do Parecer 241/99 do MEC. Participei do nascedouro do Parecer CNE/CES 063/04 que trouxe nova luz para quem já tenha completado o seu curso ainda em modalidade livre (procure o site do MEC sobre isso: www.mec.gov.br)

Atualmente sou membro da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo.

Contato: Para voce falar comigo clique aqui